AGENDAMENTO DE CONSULTAS: (54) 3045 9700
LISTA DE TELEFONES ÚTEIS   ↵

« Voltar
FATOS RELEVANTES
Para mais informações acesse: www.iotquadril.com.br

Anos 70 - O Começo

1976 / MAI - O Instituto de Ortopedia e Traumatologia é fundado por Paulo Bertol e José Gouveia em área física de 180m2.

 

1978 / DEZ - "O uso do Fixador Externo" é o primeiro trabalho publicado no Brasil sobre esta técnica, de autoria de Bertol e Gouveia.

 

1978 - Arno Boccacio da Silva, Rubens Posser e Valny Carus Giacomelli se unem ao Dr. Valny Giacomelli do Serviço de Anestesiologia e Recuperação - SAR - para o atendimento dos pacientes do IOT.

Anos 80 - O Avanço e os Sonhos

1980 / JAN - Inicia a residência médica em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo. O primeiro residente é Osvandré Lech.

 

1980 / DEZ - Paulo Bertol retorna do seu segundo treinamento na Inglaterra.

 

1981 / AGO - O IOT transfere-se para sede própria de 1.200m2 na rua Independência, 889.

 

1981 / NOV - José Gouveia retorna de treinamento de joelho na Clínica Hughston (EUA), e em Lyon, França, Serviço de Henry Dejour, onde foi o seu primeiro fellow.

 

1981 / DEZ - V.P., morador de Casca, RS, é o primeiro brasileiro a ter o ligamento cruzado anterior do joelho tratado com enxerto livre de tendão patelar (técnica de Dejour). Cirurgia realizada no Hospital São Vicente de Paulo por José Gouveia.

 

1982 / FEV - Bertol, MacNicol, e Mitchel publicam o clássico "Radiographic Features of Neonatal Congenital Dislocation of the Hip", no Journal of Bone and Joint Surgery.

 

1982 / MAR - Decidido em reunião, o corpo clínico do IOT passa a trabalhar sob a forma de sub-especialidades, onde se destaca ortopedia pediátrica, joelho, membro superior, pé, e trauma. Esta decisão é anterior à fundação da maioria das sociedades de especialidade no Brasil, confirmando a vanguarda e sofisticação do serviço oferecido à comunidade.

 

1982 / DEZ - José Saggin retorna de treinamento em Barcelona, Espanha, em cirurgia do pé com Antônio Villadot, e em fixadores externos com Fernando Herrera.

 

1983 / ABR - V.S. foi a primeira paciente a receber uma artroplastia total de joelho em Passo Fundo. Cirurgia realizada no Hospital São Vicente de Paulo por José Saggin.

 

1984 / JAN - João Pozzi retorna de treinamento de joelho na Clínica Hughston (EUA), e em Lyon, França, Serviço de Henry Dejour.

 

1984 / MAR - O ex-residente Ingo Schneider e outros colegas fundam o IOT/Joinville, SC, uma homenagem ao seu local de treinamento.

 

1984 / FEV - Osvandre Lech retorna do treinamento em cirurgia da mão e microcirurgia em Louisville, Kentucky, EUA (Harold Kleinert).

 

1984 / DEZ - Fernando Lauda retorna de treinamento em cirurgia da coluna no Hospital Independência, Porto Alegre, RS (Airton Caron e Sérgio Hennemann).

 

1985 / AGO - João Pozzi e José Saggin realizam a primeira artroscopia de joelho de Passo Fundo, no Hospital São Vicente de Paulo.

 

1986 / MAR - Osvandré Lech palestra sobre "Tendinites do Antebraço" em Brasília a convite do Sindicato dos Digitadores do Estado do Rio Grande do Sul. Na platéia, o então Ministro da Saúde ... Haddad, que prioriza a inclusão desta patologia como acidente do trabalho.

 

1986 / MAI - Tercildo Knop retorna de treinamento em cirurgia do quadril com Rudelli Aristide, São Paulo e Roberto Fabroni, Buenos Aires.

 

1986 / NOV - Tercildo Knop realiza a primeira prótese não-cimentada do estado do Rio Grande do Sul, no Hospital São Vicente de Paulo.

 

1987 / MAR - Osvandre Lech retorna do treinamento em cirurgia do ombro e cotovelo na Universidade de Columbia, Nova Iorque, EUA (Charles Neer).

 

1988 / SET - Osvandre Lech funda, com outros 23 colegas, o Comitê de Ombro e Cotovelo da SBOT, futura Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

Anos 90 - A Concretização

1990 / JUN - José Saggin, Osvandré Lech, Fernando Lauda, e Tercildo Knop compram as cotas societárias de Paulo Bertol e José Gouveia. O novo diretor do IOT é José Saggin.

 

1992 - Osvandré Lech e Maria da Graça Hoefel, do Hospital das Clínicas da UFRGS lançam o "Protocolo de Investigação das Lesões por Esforços Repetitivos (LER), com o patrocínio do Laboratório Rhodia, considerada a primeira publicação nacional sobre o assunto.

 

1993 - Cezar Lorenzini, médico anestesiologista do SAR retorna de Birminghan na Inglaterra após um ano como fellow em anestesia no Queen Elizabeth Hospital.

 

1993 / JAN - Inicia o treinamento pós-residência, objetivando a formação de ortopedistas especializados. Narcísio do Nascimento, de Natal, RN, é o primeiro e se especializa em cirurgia do ombro e cotovelo.

 

1993/94 - Osvandré Lech preside a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo e conduz o projeto de fundação da Sociedade Sul-Americana de Ombro e Cotovelo.

 

1993 / DEZ - Jorge Borges retorna de treinamento em ortopedia pediátrica no DuPont Institute (Wilmington, Delaware, EUA) e cirurgia de alongamento ósseo no Rubin Institute for Avanced Orthopaedics (Baltimore, Mariland, EUA, com Dror Paley).

 

1994 / DEZ - Tercildo Knop retorna de treinamento em cirurgia do quadril na Universidade do Alabama, em Birmingham, EUA (Jorge Alonso).

 

1995 / JUN - Jorge Borges, Kumar, e Guille publicam o clássico "Congenital Dislocation of the Hip in Boys", no Journal of Bone and Joint Surgery.

 

1995 / NOV - Fernando Lauda retorna de treinamento em cirurgia da coluna em Bologna, Itália (E. Parizini).

 

1995 / DEZ - André Kuhn retorna de treinamento em cirurgia do joelho pelo período de um ano em Lyon, França, com Henry Dejour.

 

1996 / ABR - O IOT adquire imóvel vizinho e expande sua área física para 1.600m2.

 

1996 / MAI - José Saggin realiza a primeira cirurgia do centro cirúrgico do IOT. A pedido, o anestesiologista é o Dr. Walny Giacomelli, fundador do SAR (Serviço de Anestesia e Recuperação).

 

1997 / FEV - O ex-residente Clóvis Vieira funda a CliniTrauma, em Lages, SC. A seguir novos ex-residentes do IOT se associam a ele: Volnei da Silva, Raniero Laghi, Sérgio Pinto e Wiliam Dani.

 

1997 / AGO - Luiz Henrique Silva retorna de treinamento em trauma pélvico e acetabular na Universidade do Alabama, em Birmingham, EUA (Jorge Alonso).

 

1999 / JAN - Antônio Severo retorna do treinamento em cir. da mão e microcirurgia em Louisville, Kentucky, EUA (Harold Kleinert).

 

1999 / MAR - José Saggin finaliza período de três anos como Presidente da UNICRED (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos do Planalto Médio).

 

1999 / MAR - Tercildo Knop finaliza período de dois anos como Presidente da COOPERTRAUMA (Cooperativa dos Médicos Ortopedistas e Traumatologistas do Rio Grande do Sul )

 

1999 / MAI - P.M. sofre amputação traumática de dois dedos da mão direita. O reimplante é realizado com êxito por Antônio Severo no Hospital São Vicente de Paulo.

 

1999 / JUN - Fernando Lauda finaliza período como Diretor Clínico do IOT.

Novo Milênio - A Liderança

2000 - Cezar Lorenzini recebe o título de Mestre em Medicina após dissertar sobre "Comparação entre analgesia epidural com ropivacaína e ropivacaína associada com sufentanila em cirurgia de joelho". Estudo realizado em colaboração com José Saggin e André Kuhn e pacientes do IOT.

 

2000 / JAN - Jung Ho Kim retorna de treinamento em ortopedia pediátrica na Clínica Campbell, Memphis, EUA.

 

2000 / MAR - André Hubner retorna de treinamento de 14 meses em cirurgia da coluna no Centro Hospitalar Universitário Pellegrin, sob a chefia de Jaques Senegas e Jean Marc Vital, em Bordeaux, França.

 

2000 / JUN - Início da era digital. Sob a coordenação de José Saggin, são digitadas mais de 20.000 fichas.

 

2000/2001 - Osvandre Lech preside a Sociedade de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Rio Grande do Sul.

 

2001 - Osvandré Lech preside a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.

 

2001 / AGO - Nova expansão da área física. O ambulatório do SUS passa a ser na rua 15 de Novembro.

 

2002 - Publicado o artigo "Efficacy of ropivacaine compared with ropivacaine plus sufentanil for postoperative analgesia after major knee surgery"na conceituada revista do Reino Unido Anaesthesia, fruto do trabalho de parceira de Cezar Lorenzini, José Saggin, André Kuhn e pacientes do IOT.

 

2002 / JAN - Jung Ho Kim retorna de treinamento em ortopedia pediátrica na Campbell Clinic, em Memphis, Tennessee, EUA.

 

2002 / MAR - Anualmente o IOT passa a distribuir material escolar. Uma escola municipal localizada em zona de risco social é escolhida a cada ano. Cerca de 200 cadernos feitos de material reciclado dos escritórios do IOT, além de canetas, lápis, borrachas, etc.

 

2002 / SET - Jung Ho Kim realiza treinamento em reconstrução e alongamento ósseo no Rubin Institute for Avanced Orthopaedics, em Baltimore, EUA (Dror Paley).

 

2002 / OUT - Jorge Borges falece prematuramente em acidente automobilístico deixando vasta obra científica e uma bem-sucedida vida profissional na área de ortopedia pediátrica e fixadores externos.

 

2002 / OUT - José Saggin e Osvandré Lech são membros-fundadores da Academia Passo-fundense de Medicina.

 

2002 / DEZ - Antônio Severo conclui mestrado em biomecânica na UDESC.

 

2003 / OUT - Em atividade solene, a biblioteca passa a ser chamada de Jorge Luiz Pedroso Borges.

 

2003 / NOV - Antônio Severo recebe prêmio Prof. Luiz Rezende Puech da SBOT pelo trabalho "Reparo de Tendões Flexores da Mão: Análise Biomecânica com Diferentes Técnicas de Sutura".

 

2003 / NOV - José Saggin recebe na abertura oficial do Congresso Brasileiro de Ortopedia em Recife, das mãos do prof. José Laredo Fº, o diploma de "Doutor em Medicina IN MEMORIUM" conferido a Jorge Borges.

 

2004-2006 - O IOT associa-se à AMEPLAN na realização das "Feiras da Saúde", atividade de responsabilidade social realizada nos bairros da cidade.

 

2004 / MAI - Antônio Severo realiza transferência microcirúrgica de dedo do pé para o polegar direito em Josué Barbosa, um adolescente que teve seu sonho de tocar violão interrompido pela amputação traumática. Em menos de dois anos, o jovem Josué já era capaz de dedilhar as suas canções prediletas no violão.

 

2004 / MAI - Osvandré Lech é eleito em Washington, EUA, membro do International Board of Shoulder and Elbow Surgery, órgão máximo desta especialidade.

 

2004 / JUL - As obras do "Novo IOT" são iniciadas sob a coordenação de André Kuhn (Diretor Técnico), André Hubner e Luiz Henrique da Silva (Diretor Clínico).

 

2004 / SET - É fundada a Biblioteca Ortopédica Histórica "Alberto Lago", um acervo de mais de 1.000 livros clássicos de ortopedia, a maioria pertencente ao pioneiro da ortopedia em Passo Fundo e região, Alberto Lago.

 

2004 / AGO - Everton Lima retorna de treinamento em cirurgia do pé e tornozelo na Clínica Campbell, em Memphis, Tenessee, EUA (E. Richardson), e correção de deformidades / fixadores externos em Baltimore, Mariland, EUA (Dror Paley).

 

2004 / NOV - Osvandre Lech lança o "Fundamentos em Cirurgia do Ombro - 2ª Edição" e o "Membro Superior - Abordagem Fisioterapêutica das Patologias Ortopédicas mais comuns" .

 

2005 - O Serviço de Anestesiologia e Recuperação - SAR - passa a integrar o Corpo Clínico do IOT. São quatorze médicos anestesiologistas que empregam técnicas modernas de anestesia em benefício dos pacientes do IOT.

 

2005 / JAN - o residente Osmar Valadão Lopes Júnior obtém o 2º lugar na classificação geral no concurso para obtenção do título de especialista em ortopedia e traumatologia promovido pela SBOT entre mais de 500 candidatos de todo o país.

 

2005 / JAN - Jung Ho Kim realiza treinamento em ortopedia pediátrica no Altonaer Kinderkrakenhaus, Hamburgo, Alemanha.

 

2005 / MAR - André Kuhn finaliza período de três anos como Presidente da UNICRED (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos do Planalto Médio).

 

2005/ MAI - Antônio Severo e André Hubner lançam o "Atlas de Classificações em Ortopedia e Traumatologia".

 

2005 / AGO - Luis Gustavo Calieron retorna de treinamento ortopedia pediátrica no Altonaer Kinderkrakenhaus , em Hamburgo, Alemanha.

 

2005 / SET - José Saggin recebe o título de cidadão passo-fundense em Sessão Solene na Câmara de Vereadores em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.

 

2005 / SET - Os ex-fellows Marcelo Costa (Mão), Antônio Salomão (Joelho), Marcelo Luna (coluna), e Eduardo Clemente (ombro) fundam o IOT/ Recôncavo Baiano, na Bahia.

 

2005 / SET - O Dr. Luís Gustavo Calieron retorna do seu fellowship sugery em Ortopedia Pediatrica de Hamburgo Alemanha.

 

2005 / NOV - O Dr. Ralf Stücker,chefe da ortopedia pediátrica da universidade de Hamburgo, vem ao Brasil realizar procedimento cirurgico de deformidade grave de coluna vertebral junto com seu ex-residente, Dr. Luís Gustavo Calieron.

 

2005 / DEZ - O IOT forma a primeira turma de Pós-Graduação em Fisioterapia Ortopédica, em parceria com a Associação Catarinense de Ensino.

 

2006 / JAN - Jung Ho Kim conclui estágio em Deformidades e Alongamento Ósseo no Hospital Garcia de Orta , Lisboa, Portugal.

 

2006 / MAR - Osvandré Lech e Mikael Borges publicam o capítulo "The use of Mini-Open Incision in the Surgical Treatment of Irreparable Tears of the Rotator Cuff", no livro "Surgery of the Shoulder and Elbow", editado pela AAOS (American Academy of Orthopaedic Surgeons).

 

2006 / MAI - Comemorações pelos 30 anos de trabalho ininterrupto à população de Passo Fundo e região. Luiz Felipe, técnico de radiologia, também comemora "30 anos de IOT".

 

2006 / MAI - Paulo Piluski retorna de treinamento em artroscopia de ombro no McCluskey Orthopaedic Surgery e St. Francis Orthopaedic Institute, em Columbus, EUA.

 

2006 / MAI - Antônio Severo coordena a "Jornada de Medicina Esportiva", com diversos palestrantes e mais de 100 participantes. Atletas consagrados da cidade foram homenageados.

 

2006 / JUL - O IOT forma a segunda turma de Pós-Graduação em Fisioterapia Ortopédica, em parceria com a Associação Catarinense de Ensino.

 

2006 / AGO - Implantação da Gestão Estratégica modifica e aperfeiçoa a estrutura organizacional do IOT.

 

2006 / DEZ - Pelo segundo ano consecutivo, o IOT recebe o troféu do jornal O Nacional por ser a empresa mais lembrada na área da saúde / ortopedia.

 

2007 / JAN - André Kuhn assume o cargo de Delegado Regional / Sul da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ).

 

2007 / FEV - Alandiego Crema e Luiz Silva desenvolvem programa computadorizado próprio para as necessidades do novo IOT.

 

2007 / MAR - Com 34 profissionais (14 membros societários, 10 fellows, e 10 residentes), o IOT é a maior equipe ortopédica do sul do país.

 

2007 / MAR - Luiz Henrique da Silva inicia período de dois anos como Presidente da COOPERTRAUMA (Cooperativa dos Médicos Ortopedistas e Traumatologistas do Rio Grande do Sul )

 

2007 / ABR - Antônio Severo inicia doutorado na Universidade de Sevilha, Espanha.

 

2007 / MAI - Antônio Severo recebe o prêmio de melhor trabalho no 27º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, com o trabalho "Hirudo medicinalis (sanguessuga): eficácia do seu uso no tratamento da insuficiência venosa em retalhos epigástricos de ratos".

 

2007 / JUL - Osmar Valadão Lopes Jr. retorna de treinamento em Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte na Universidade de Pittsburgh (Freddie Fu), em Pittsburgh, Pennsylvania, e na Clínica Campbell (Frederick Azar), em Memphis, Tennessee, EUA.

 

2007 / JUN - A equipe do IOT apresenta 14 trabalhos científicos no Congresso Sul-Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (SULBRA), em Gramado, RS, sendo o destaque dos três estados do sul em apresentações científicas.

 

2007 / AGO - Paulo Piluski participa do Projeto Diretrizes da SBOT, no assunto "Fraturas Proximais do Úmero".

 

2007 / SET - Osvandre Lech e Sérgio Checchia, de São Paulo, presidem o 10º Congresso Mundial de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, em Sauípe, Bahia. Piluski e Lech apresentam trabalhos científicos de vanguarda.

 

2007 / SET - André Kuhn, José Saggin, e Osmar V. Lopes organizam em Passo Fundo a Jornada da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, com a presença de palestrantes nacionais e de David Dejour, de Lyon, França.

 

2007 / NOV - O IOT entrega à Passo Fundo e região um moderno "Green Building" (prédio construído com respeito à ecologia e meio ambiente e dotado de tecnologia de ponta que objetiva facilitar ao máximo o atendimento médico ). A área total construída é de 13.600m2. O conceito de atendimento de ortopedia e traumatologia é totalmente redefinido; no novo IOT é possível encontrar todos os níveis de atendimento, do diagnóstico inicial à reabilitação final.

 

2007 / NOV - O Dr. Luís Gustavo Calieron realiza correção de escoliose grave em paciente de 04 anos de idade com o VEPTR, sendo Passo Fundo a quarta cidade do Brasil a realizar este procedimento e a primeira cidade que não é capital do país.

 

2008 / JAN - Osvandré Lech assume o cargo de Diretor-Secretário da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e preside a Comissão Organizadora do 40º Congresso Brasileiro de Ortopedia.



Mais Sobre
MAIS SOBRE

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ortopedista do IOT realiza atualização em Centro ...
Atenção para a lordose e a escoliose
Equipe médica do IOT obteve premiação em Congresso ...
Aumenta número de mulheres com lesões no Ligamento Cru...
Artrose atinge até 20% da população idosa
ENTRE EM CONTATO
(54) 3045-9700 ou 3045-9800
sac@iotrs.com.br

NEWSLETTER
Para assinar nossa newsletter preencha o campo abaixo.
Ok
© 2017 IOT HOSPITAL DO TRAUMA | www.iotrs.com.br - Todos os Direitos Reservados